Depoimento: Aline

22:48 12 Comments A+ a-

Há apenas 3 dias, através de um ultrassom que fiz devido a um leve sangramento, descobri que tive uma gestação anembrionada. Veio a surpresa, a decepção, o medo da culpa, a tristeza, a dor, o vazio, o mundo cai na cabeça... E pensei: e os meus sonhos e todos os planos que fiz para meu bebê? Naquele exato momento eu descobri que não existia! E me perguntei por que eu? O que houve de errado?

E primeiramente fui consolada por DEUS. Chorei muito, depois, um pouco mais calma, fui procurar o que tinha acontecido cientificamente falando. Li muito sobre o assunto, descobri que é mais comum do que eu imaginava, li artigos e depoimentos emocionados, sofri, chorei e me confortei na esperança dessas mulheres que tiveram o mesmo problema que eu. Decobri também que na maioria das vezes acontece e pronto, é uma seleção natural, pois o óvulo pode ter algum problema e gera um embrião com com defeito ou má formação, o embrião perece poucas semanas depois de fecundado e o corpo absorve deixando somente o saco embrionário.

DEUS sabe de todas as coisas.

Como na primeira consulta a Dra. me mandou para casa com o mínimo de esperança de na próxima semana o embrião aparecer no US, eu fui e fiz o repouso recomendado. Com aperto no coração, contei para meu marido que também sofreu demais com a notícia. Na noite seguinte tive um sangramento que evoluiu para uma hemorragia e um aborto espontâneo, que na verdade já era esperado por mim.

Fiz curetagem, fiquei internada, e lá no hospital conheci cinco casos de aborto, um diferente do outro, uns no meu ponto de vista até piores do que o meu, mas não menos dolorosos emocionalmente falando. Entre as internas havia uma troca muito solidária, muito carinhosa. Nos consolávamos dizendo palavras de força de esperança e fé. No dia em que tive alta todas já sorriam e ja podiamos dizer que com certeza tentariamos de novo.

Esquecer a gente não esquece, mas a gente supera. Hoje conto com a Graça de DEUS em minha vida, com o amor do meu marido, da família e dos amigos.

E já digo: estou "DANDO A VOLTA POR CIMA" e você também pode!


Aline escreveu seu depoimento no fórum da comunidade do Orkut, em 11/02/06.

Aborto: Respostas para as dez perguntas mais frequentes

21:10 303 Comments A+ a-

(traduzido do site iVillage - Parenting)

Um aborto é a perda de um bebê antes da 20ª semana de gravidez, ocorrendo com maior frequência durante as 12 primeiras semanas. Abortos espontâneos acontecem em cerca de 15% da gestações diagnosticadas e em até 50% de todas elas. Aproximadamente 85% de mulheres que abortam, conseguem uma gestação saudável da próxima vez.

1) Como saber se estou tendo um aborto?
Os sintomas do aborto variam. Para algumas mulheres, o primeiro sinal de alerta de um aborto é o sentimento de que não estão mais grávidas. Algumas podem ter cólicas fracas ou muito fortes e geralmente há um sangramento, leve ou intenso. Algumas mulheres acham a dor de um aborto semelhante a de um trabalho de parto.

2) Quando contactar um médico?
Se você acha que está abortando, pode entrar em contato com seu médico e agendar um ultrassom. É importante contactar seu médico imediatamente se o sangramento for intenso; se você tiver cólicas ou dores abdominais muito fortes; sinais de perda de sange, como fraqueza ou tonturas; se tiver febre ou qualquer corrimento com mau cheiro; ou se o sangramento durar mais de uma semana.

3) Por que isso aconteceu comigo?
É normal se perguntar o motivo ou até se sentir responsável de alguma forma, apesar de muito poucos abortos serem causados por fatores ambientais ou atividades da gestante.

4) Quanto tempo leva para ocorrer o aborto completo?
Geralmente, a mulher terá um sangramento, de leve a muito intenso, assim como poderá ter cólicas. O processo pode durar apenas um dia, ou se prolongar por muitos dias.

5) Quanto tempo vai durar o sangramento?
Se o aborto for completo, o sangramento dura cerca de uma semana, duas no máximo. Você pode ter cólicas leves por alguns dias depois da perda. O sangramenteo nunca deverá ser mais intenso do que seu mais intenso dia de menstruação. Se o sangramento exceder um absorvente por hora ou se durar mais de duas semanas, entre em contato com seu médico. É possível abortar com pouco, ou nenhum, sangramento, pois o embrião pode ser reabsorvido pelo corpo.

6) Quando menstruarei novamente?
Depois de um aborto sem complicações, a maioria das mulheres voltam a menstruar de quatro a seis semanas depois do aborto.

7) Quanto tempo vai demorar para eu me recuperar?
A recuperação emocional de uma perda pode durar meses. Não é incomum uma mulher se lembrar da dor de um aborto muitos anos depois do acontecido. A recuperação física depende da duração da gravidez, se teve ou não complicações e se houve restos de tecido no útero. Num aborto sem complicações, a recuperação física pode levar uma ou duas semanas.

8) Quando posso tentar engravidar novamente?
O tempo de espera é uma decisão pessoal, tomada após discutir a sua situação com seu médico. Num aborto sem complicações, você provavelmente ovulará novamente de duas a quatro semanas após a perda. Especialistas geralmente recomendam esperar pelo menos um ciclo menstrual antes de tentar engravidar novamente. Tirar um tempo para recuperar-se emocionalmente assim como fisicamente após um aborto é uma escolha sábia. O equilíbrio hormonal pode ser afetado pelas suas emoções, e esperar até você estar completamente recuperada pode ajudá-la a enfrentar a próxima gestação com menos ansiedade.

9) Como posso ajudar minha parceira?
Apoiar sua parceira enquanto você mesmo pode estar sofrendo com a perda de um filho pode ser muito difícil. Você também precisa de apoio emocional. Tente conversar com sua parceira sobre a perda. Apesar de poder expor feridas emocionais recentes, é melhor conversar abertamente sobre seus sentimentos.

10) Como posso manter recordações do meu bebê?
Muitos pais optam por meios de manter a memória do bebê perdido. Você pode guardar lembranças, como um ultrassom, as impressões dos pezinhos ou qualquer outra coisa que lhe ajude a sentir-se mais próxima do seu bebê enquanto você segue adiante, elaborando emocionalmente a sua perda.

Achados ultra-sonográficos e prognósticos

21:34 7 Comments A+ a-

(do site Associação Artemis)

Avaliação da vesícula vitelina (VV)
A vesícula vitelina (VV) ou saco vitelino confirma uma gestação tópica aparecendo antes do âmnio e do embrião. Mede apenas um a 2mm (diâmetro interno) na 5ª semana de gestação quando o SG apresenta diâmetro médio de 8 a 10mm. Esta estrutura desempenha papel importante no sistema de troca materno-embrionário. A partir da 6ª semana a VV afasta-se progressivamente do embrião lateralizando-se na cavidade coriônica, situando-se entre o âmnio e o cório.

Caracteriza-se por uma imagem arredondada ou oval com centro sonolucente e borda ecogênica bastante clara e fina. Cresce gradativamente medindo até 6,1mm na 10ª semana de gestação, quando, então começa a regredir de tamanho, sendo cada vez mais difícil o seu reconhecimento (12ª semana).

Avaliação do embrião e sua frequência cardíaca
O período embrionário inicia-se com três semanas após a concepção (5ª semana de gestação quando mede cerca de 2mm), terminando na 10ª semana de gestação quando se inicia o período fetal (comprimento cabeça-nádegas de aproximadamente 6mm). Inicialmente é identificado ultra-sonograficamente como um espessamento (imagem hiperecogênica) ao longo da VV. Sua medida corresponde à maior medição ao longo do seu eixo longitudinal.

Através desta medida é possível o cálculo da idade gestacional através da seguinte fórmula: Idade gestacional (dias) = medida (mm) + 42 (com desvio de 3 dias)

A atividade cardíaca inicia-se com 21 a 22 dias de idade embrionária, isto é, 36 dias de idade menstrual ou cerca de 5 semanas e 1 dia do último período menstrual. A ultra-sonografia transvaginal permite detectar esta atividade com 3 a 4 dias depois de seu início. Os batimentos cardíacos aumentam de 100 batimentos por minuto com 5 semanas para 170 batimentos com 9 semanas e depois estabilizam com aproximadamente 160 batimentos por minuto.

Nos casos de ausência de batimentos cardíacos em embriões com aproximadamente 3 a 4mm por via transvaginal, deve ser realizada nova ultra-sonografia após alguns dias para a confirmação de parada de desenvolvimento embrionário.

Quanto aos movimentos embrionários estes estão presentes em 100% dos casos após a 8ª semana de gestação.


Leia mais no site